MISSÃO

gerar aproximação e interação entre os 4 segmentos: 

(i) universidades,

(ii) escolas (básicas, técnicas e profissionais), serviços de saúde e do meio ambiente,

(iii) sociedade - representada pela comunidade local, entidades e movimentos sociais e

(iv) Poderes Públicos Educacional, da Saúde, da Segurança e do Meio Ambiente, através das Secretarias Municipais, Diretorias de Ensino, Conselhos, Fóruns, entre outros.   

Princípios

1. Não hierarquia entre os membros e gestão democrática, colaborativa e participativa - conhecimentos e práticas não devem ser hierarquizados. Atividades serão decididas por todos os articuladores representados no conselho articulador;

2. Contrapartidas e transparência dos interesses – compromisso dos indivíduos e coletivos na explicitação dos motivos da sua participação na rede;

3. Compromisso na divulgação das atividades (apartidárias e laicas) dos parceiros - promoção das instituições/entidades;

4. Negociação frequente de objetivos e interesses comuns – priorizando a sustentabilidade da rede

5. Respeito à diversidade do perfil dos membros - práticas, conhecimentos, exigências de carreiras e profissões (disponibilidade de horários, cobrança por publicação, linguagem, membros pertencentes à rede pública ou privada; etc.);

6. Divulgação e impacto das pesquisas nos locais de coleta de dados – compromisso ético com o participante e/ou instituição envolvida na pesquisa

7. Abertura para novas aprendizagens através do trabalho colaborativo - partilha de saberes, conhecimentos, práticas, dificuldades, dúvidas, inquietações e conquistas.

8, Comprometimento com projetos sociais (valores humanos) - desenvolvimento de soft skills voltado para o trabalho coletivo de natureza colaborativa

PRÊMIOS

1)  Prêmio de melhor pôster no Evento internacional VPCT/2022 (A Voz dos Professores de Ciências e Tecnologia) em Portugal 


2022MARTINS, V.D.; CERIDORIO, L.; CRUZ, E.S. Resultados Preliminares de um Estudo sobre Negacionismo Científico no Brasil - Características e Influência nas Práticas dos Professores de Ciências.  In: J. Bernardino Lopes J. Paulo Cravino Carla A. Santos Eliane de Souza Cruz. (Org.). Relatos e investigação de práticas de ensino de Ciências e Tecnologia - Atas do Encontro internacional - A Voz dos Professores de C&T (VPCT 2022). 1ed. Vila Real: Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, 2023, v. 1, p. 573-578. Disponível em https://vpct.utad.pt/wp-content/uploads/2023/06/VPCT2022_Atas_compressed.pdf     ISBN 978-989-704-544-8


2)  Prêmio de melhor pôster no Evento internacional VPCT/2018 (A Voz dos Professores de Ciências e Tecnologia) em Portugal no âmbito do articula escolas - relato de uma atividade de educação ambiental realizado numa escola parceira e que está a ser adaptado pelos articuladores para a concretização nas escolas de Diadema 


2018 – Candiani, A., Candiani, G., Cruz, E.  “Percepções e diálogos sobre água e meio ambiente na escola”, VPCT2018 – A voz dos professores de C&T Encontro Internacional, Universidade Trás-os-Montes e Alto Douro - Vila Real, Portugal, de 08 a 10 de novembro de 2018. Artigo completo disponível nas p. 657 – 663 em http://vpct2018.utad.pt/wp-content/uploads/2018/12/VPCT2018-Atas-ISBN_2018_12_18_final.pdf 

3) Menção honrosa DA Prefeitura de Diadema no final de 2017