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Metodologia, métodos, procedimentos, recursos, materiais e estratégias NÃO são sinônimos - Torre de Babel terminológica na Educação. 

Texto produzido por Eliane de Souza Cruz e Daiane Carvalho.

Publicado 03/12/2023. 

Colaboração de Andressa Luz Sampaio e Aline de Jesus Torres

Terminologia adotada no Mestrado OBA! Crianças nas Ciências e TCCs sobre OBA/Olímpiada Brasileira de Astronomia

Na Torre de Babel terminológica da Educação é muito comum que se usem como sinônimos os termos métodos, procedimentos, técnicas, recursos, materiais, estratégias. Porém, apesar da semelhança e estreita ligação entre eles, algumas diferenças devem ser consideradas.


Como os TCC sobre a OBA/Olimpíada Brasileira de Astronomia estão articulados com outros trabalhos de pesquisa (Mestrado), foi necessário definir uma nomenclatura comum a ser adotada pela equipe para facilitar a comunicação e posteriormente, a articulação do conhecimento produzido em cada trabalho. As nomenclaturas foram estudadas pelas estudantes baseada nas definições da Verde (2019) e UNESCO-IBE (2016). E a pesquisadora responsável Eliane juntamente com a mestranda Daiane utilizando também Cruz, (2005) e Rizatti, et al., (2020), produziram o documento sintetizado a seguir:


Metodologias do ensino de …  ou procedimentos de ensino: descrição de como a disciplina (componente curricular) será desenvolvida, especificando as técnicas de ensino e os recursos didáticos a serem utilizados.

Metodologia de ensino é um conjunto de métodos e técnicas utilizadas a fim de que o processo de ensino e aprendizagem se realize com êxito (Verde, 2019, p. 176). 



Métodos de ensino - são ações do professor, pelas quais se organizam as atividades de ensino, e dos alunos, para atingir os objetivos propostos para se efetivarem os processos de ensino e aprendizagem” (LIBÂNEO, 2013, apud Verde, 2019, p.176). 



Estratégias pedagógicas - plano de ação que geralmente contém diversas atividades didáticas. As estratégias dependem da faixa etária dos estudantes.

Diferencia-se em 2 tipos principais conforme a finalidade pretendida (Cruz, 2005): 

(i) finalidade de gestão interativa dos alunos (motivacionais e para a criação do ambiente de aprendizagem); 


(ii) finalidade de gestão dos conteúdos específicos (diagnóstico dos conhecimentos prévios e das dificuldades dos alunos; operacionalização específica (ativação dos recursos) necessária ao desenvolvimento das competências gerais e específicas dos alunos.



Recursos de aprendizagem - Quaisquer recursos materiais impressos e não impressos e recursos online/open-access – que apoie e potencialize, direta ou indiretamente, a aprendizagem e o ensino. 

Em geral, o uso de um recurso de aprendizagem na sala de aula está sujeito a um processo de avaliação e aprovação no nível escolar, local ou nacional. 

Critérios de avaliação podem incluir relevância para o currículo e expectativas para a aprendizagem, bem como considerações sociais e adequação para a idade ou estágio de desenvolvimento (UNESCO-IBE, 2016, p.75).



Equipamentos didáticos: (i) visual (quadro de giz, projetor …), (ii) auditivos (aparelho de som, rádio, …) e (iii) recurso audiovisual (TV, computador, …)




Materiais didáticos/instrucionais - são recursos didáticos de apoio/suporte com fins didáticos na mediação de processos de ensino e aprendizagem em diferentes contextos educacionais (impressos, audiovisuais e novas mídias).


Produtos educacionais - recursos que tenham potencial de aplicabilidade no contexto escolar ou acadêmico de forma e que sejam proposições de soluções que visem a melhoria do ensino da Educação Básica e Ensino Superior.

Se o produto for no formato digital deve ser disponibilizado como Recurso Educacional Aberto para ter maior abrangência e flexibilidade de impacto. Incentiva-se que o produto seja depositado na plataforma eduCAPES (3) para poder, de fato, contribuir para a qualidade e equidade da educação. 

Segundo Rizzatti et. al (2020), a função de um produto é servir de produto interlocutivo aos professores de diferentes contextos do nosso país por possuírem licenças Creative Commons e atenderem às cinco liberdades: (i)  reusar (liberdade de usar), (ii) revisar (adaptar, modificar, traduzir), (iii) remixar (combinar dois ou mais materiais), (iv) redistribuir (compartilhar) e (v) reter (ter a própria cópia). Ou seja, estes produtos não estão totalmente prontos e/ou fechados.

A Creative Commons é uma organização internacional que propôs níveis de licenças abertas para qualquer tipo de produção. Na plataforma EduCAPES, ao subir uma produção, já é necessário atribuir uma licença Creative Commons ou acesso global (uso livre, sem nenhuma licença). O bom do Creative Commons é que, mesmo sendo aberta, garante a referenciação do autor. Mais informações: https://creativecommons.org/ 





Referências

BRASIL, CAPES. Grupo de trabalho Produção Técnica. Brasília, 2019.

CRUZ, E., “Avaliação do Impacte de Cursos de Mestrado nos Professores-Mestres - O desenvolvimento do Pedagogical Content Knowledge de Professores de Ciências Físico-Químicas”, Dissertação de Mestrado em Ensino da Física e da Química, Universidade de Aveiro, Portugal. Orientação - Nilza Costa., 2005. Publicação: http://ria.ua.pt/handle/10773/1279

LIBÂNEO, José Carlos. Didática. São Paulo: Cortez, 2013.

RIZZATTI, I. M.; MENDONÇA, A. P.; MATTOS, F.; RÔÇAS, G. SILVA, M. A. B. V. da; CAVALCANTI, R. J. S.; OLIVEIRA, R. R. Os produtos e processos educacionais dos programas de pós-graduação profissionais: proposições de um grupo de colaboradores. ACTIO, Curitiba, v. 5, n. 2, p. 1-17, mai./ago. 2020. Disponível em: <https://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/view/12657>.

VERDE, Eudóxio Soares Lima. Didática e seu objeto de estudo. Teresina: EDUFPI, 2019, 251 p. Disponível em: https://educapes.capes.gov.br/bitstream/capes/433963/2/Did%C3%A1tica%20e%20seu%20objeto%20de%20estudo.pdf   Acesso em 03/12/2023

UNESCO-IBE - Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura/UNESCO - International Bureau of Education/IBE. Glossário de Terminologia Curricular. Programme and meeting document. Publicado em 2016. Disponível em https://unesdoc.unesco.org/ark:/48223/pf0000223059_por   Acesso em 02/12/2023.

(1)  Carrossel - os alunos são distribuídos em dois grupos, formando círculo concêntrico, um exterior e outro interior. Os alunos do círculo exterior possuem cada um uma pergunta que irão fazer ao aluno que está à sua frente. Esse aluno, que possui um conjunto de respostas, terá que responder procurando a resposta mais adequada. Logo que a pergunta for respondida, o aluno da roda de fora muda para o lugar seguinte à direita. Este processo ocorre até completarem a volta 


(2) Contrato didático - define as atividades didáticas, prazos e a forma de avaliação individual ou coletiva. Firmado  no início de cada período ou em momentos específicos do processo ensino-aprendizagem. Favorece um clima de autonomia responsável e colaboração se for em equipe. Deve ser entendido como um meio de modificar a interação e não como um fim em si. Características de um contrato: 


(3)  https://educapes.capes.gov.br/