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Metodologia, métodos, procedimentos, recursos, materiais e estratégias NÃO são sinônimos - Torre de Babel terminológica na Educação.
Texto produzido por Eliane de Souza Cruz e Daiane Carvalho.
Publicado 03/12/2023.
Colaboração de Andressa Luz Sampaio e Aline de Jesus Torres
Terminologia adotada no Mestrado OBA! Crianças nas Ciências e TCCs sobre OBA/Olímpiada Brasileira de Astronomia
Na Torre de Babel terminológica da Educação é muito comum que se usem como sinônimos os termos métodos, procedimentos, técnicas, recursos, materiais, estratégias. Porém, apesar da semelhança e estreita ligação entre eles, algumas diferenças devem ser consideradas.
Como os TCC sobre a OBA/Olimpíada Brasileira de Astronomia estão articulados com outros trabalhos de pesquisa (Mestrado), foi necessário definir uma nomenclatura comum a ser adotada pela equipe para facilitar a comunicação e posteriormente, a articulação do conhecimento produzido em cada trabalho. As nomenclaturas foram estudadas pelas estudantes baseada nas definições da Verde (2019) e UNESCO-IBE (2016). E a pesquisadora responsável Eliane juntamente com a mestranda Daiane utilizando também Cruz, (2005) e Rizatti, et al., (2020), produziram o documento sintetizado a seguir:
Metodologias do ensino de … ou procedimentos de ensino: descrição de como a disciplina (componente curricular) será desenvolvida, especificando as técnicas de ensino e os recursos didáticos a serem utilizados.
Metodologia de ensino é um conjunto de métodos e técnicas utilizadas a fim de que o processo de ensino e aprendizagem se realize com êxito (Verde, 2019, p. 176).
Métodos de ensino - são ações do professor, pelas quais se organizam as atividades de ensino, e dos alunos, para atingir os objetivos propostos para se efetivarem os processos de ensino e aprendizagem” (LIBÂNEO, 2013, apud Verde, 2019, p.176).
Estratégias pedagógicas - plano de ação que geralmente contém diversas atividades didáticas. As estratégias dependem da faixa etária dos estudantes.
Diferencia-se em 2 tipos principais conforme a finalidade pretendida (Cruz, 2005):
(i) finalidade de gestão interativa dos alunos (motivacionais e para a criação do ambiente de aprendizagem);
motivacionais
estratégias de dinâmicas de grupo (trabalho de grupo, carrossel (1), debate, mesa redonda, jogos relacionados aos conteúdos abordados, competições para a realização de fichas de trabalho).
estratégia de sistema tutorial (Atribuição de tarefas aos alunos ou a um grupo de alunos de forma rotativa, justa e organizada).
criação do ambiente de aprendizagem
estratégia de elaboração de um contrato didático (2)
(ii) finalidade de gestão dos conteúdos específicos (diagnóstico dos conhecimentos prévios e das dificuldades dos alunos; operacionalização específica (ativação dos recursos) necessária ao desenvolvimento das competências gerais e específicas dos alunos.
diagnóstico dos conhecimentos prévios e das dificuldades dos alunos
estratégia de avaliação diagnóstica (atividade de realização da ficha diagnóstica)
operacionalização específica
estratégia de mudança conceitual (feedback das fichas diagnósticas, elaboração de mapas conceituais)
estratégia de questionamento (Elaboração de questões ao final de cada aula ou como tarefa de casa para a aula seguinte, feedback das questões dos alunos, utilização das questões dos alunos na planificação das aulas, aumento do nº de questões abertas, etc.)
Estratégia centrada na exposição oral dialogada do professor com os seus alunos com a utilização de recursos diferenciados: quadro e giz, acetatos, powerpoint. Superando as aulas totalmente expositivas sem interação com os alunos.
Estratégia centrada na exploração do manual adotado (leitura de textos, realização das fichas de trabalho, etc)
Estratégia centrada na utilização da Epistemologia e História da Ciência - explicitando os processos da investigação científica (descobertas e/ou criação de teorias, ou produtos da Ciência do passado e mais recentes), desmistificando as pseudociências (astrologia, espiritismo e curandices)
Estratégia centrada na utilização do Trabalho prático (laboratorial, experimental, laboratorial-experimental, visita de estudo/campo, etc.)
Estratégia centrada na utilização da Resolução de Problemas
Recursos de aprendizagem - Quaisquer recursos materiais impressos e não impressos e recursos online/open-access – que apoie e potencialize, direta ou indiretamente, a aprendizagem e o ensino.
Em geral, o uso de um recurso de aprendizagem na sala de aula está sujeito a um processo de avaliação e aprovação no nível escolar, local ou nacional.
Critérios de avaliação podem incluir relevância para o currículo e expectativas para a aprendizagem, bem como considerações sociais e adequação para a idade ou estágio de desenvolvimento (UNESCO-IBE, 2016, p.75).
Equipamentos didáticos: (i) visual (quadro de giz, projetor …), (ii) auditivos (aparelho de som, rádio, …) e (iii) recurso audiovisual (TV, computador, …)
Materiais didáticos/instrucionais - são recursos didáticos de apoio/suporte com fins didáticos na mediação de processos de ensino e aprendizagem em diferentes contextos educacionais (impressos, audiovisuais e novas mídias).
Produtos educacionais - recursos que tenham potencial de aplicabilidade no contexto escolar ou acadêmico de forma e que sejam proposições de soluções que visem a melhoria do ensino da Educação Básica e Ensino Superior.
Se o produto for no formato digital deve ser disponibilizado como Recurso Educacional Aberto para ter maior abrangência e flexibilidade de impacto. Incentiva-se que o produto seja depositado na plataforma eduCAPES (3) para poder, de fato, contribuir para a qualidade e equidade da educação.
Segundo Rizzatti et. al (2020), a função de um produto é servir de produto interlocutivo aos professores de diferentes contextos do nosso país por possuírem licenças Creative Commons e atenderem às cinco liberdades: (i) reusar (liberdade de usar), (ii) revisar (adaptar, modificar, traduzir), (iii) remixar (combinar dois ou mais materiais), (iv) redistribuir (compartilhar) e (v) reter (ter a própria cópia). Ou seja, estes produtos não estão totalmente prontos e/ou fechados.
A Creative Commons é uma organização internacional que propôs níveis de licenças abertas para qualquer tipo de produção. Na plataforma EduCAPES, ao subir uma produção, já é necessário atribuir uma licença Creative Commons ou acesso global (uso livre, sem nenhuma licença). O bom do Creative Commons é que, mesmo sendo aberta, garante a referenciação do autor. Mais informações: https://creativecommons.org/
Referências
BRASIL, CAPES. Grupo de trabalho Produção Técnica. Brasília, 2019.
CRUZ, E., “Avaliação do Impacte de Cursos de Mestrado nos Professores-Mestres - O desenvolvimento do Pedagogical Content Knowledge de Professores de Ciências Físico-Químicas”, Dissertação de Mestrado em Ensino da Física e da Química, Universidade de Aveiro, Portugal. Orientação - Nilza Costa., 2005. Publicação: http://ria.ua.pt/handle/10773/1279
LIBÂNEO, José Carlos. Didática. São Paulo: Cortez, 2013.
RIZZATTI, I. M.; MENDONÇA, A. P.; MATTOS, F.; RÔÇAS, G. SILVA, M. A. B. V. da; CAVALCANTI, R. J. S.; OLIVEIRA, R. R. Os produtos e processos educacionais dos programas de pós-graduação profissionais: proposições de um grupo de colaboradores. ACTIO, Curitiba, v. 5, n. 2, p. 1-17, mai./ago. 2020. Disponível em: <https://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/view/12657>.
VERDE, Eudóxio Soares Lima. Didática e seu objeto de estudo. Teresina: EDUFPI, 2019, 251 p. Disponível em: https://educapes.capes.gov.br/bitstream/capes/433963/2/Did%C3%A1tica%20e%20seu%20objeto%20de%20estudo.pdf Acesso em 03/12/2023
UNESCO-IBE - Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura/UNESCO - International Bureau of Education/IBE. Glossário de Terminologia Curricular. Programme and meeting document. Publicado em 2016. Disponível em https://unesdoc.unesco.org/ark:/48223/pf0000223059_por Acesso em 02/12/2023.
(1) Carrossel - os alunos são distribuídos em dois grupos, formando círculo concêntrico, um exterior e outro interior. Os alunos do círculo exterior possuem cada um uma pergunta que irão fazer ao aluno que está à sua frente. Esse aluno, que possui um conjunto de respostas, terá que responder procurando a resposta mais adequada. Logo que a pergunta for respondida, o aluno da roda de fora muda para o lugar seguinte à direita. Este processo ocorre até completarem a volta
(2) Contrato didático - define as atividades didáticas, prazos e a forma de avaliação individual ou coletiva. Firmado no início de cada período ou em momentos específicos do processo ensino-aprendizagem. Favorece um clima de autonomia responsável e colaboração se for em equipe. Deve ser entendido como um meio de modificar a interação e não como um fim em si. Características de um contrato:
debatido, entendido e acordado
justo, honesto, exequível e positivo
específico e flexível
supervisionado e avaliado continuamente
escrito e assinado – o formalismo é necessário para o sucesso desta estratégia.