Publicações
2024
Relatos de práticas- Artigos
Relatos de práticas- Livros e Capítulos de livros
Investigação/pesquisa-Artigos
Investigação/pesquisa-Livros e Capítulos de livros
Investigação/pesquisa-TCC, Dissertação de Mestrado ou Tese de Doutorado
2023
Relatos de práticas- Artigos
TAGIKU, A. M. ; CRUZ, E. S. ; MARAMATSU, M. . Projeto Arte & Ciência (A&C) - 17 anos encantando as crianças, jovens e adultos nos parques, feiras e escolas. Revista Balbúrdia, v. 6, p. x, 2023. ISSN 2763-8499. Disponível Link: https://sites.usp.br/revistabalburdia/balburdia-apresenta-projeto-arte-ciencia/
Relatos de práticas- Livros e Capítulos de livros
Investigação/pesquisa-Artigos
MORAIS JUNIOR, E. C.; CRUZ, E.S ; SARAIVA, E. Estudo sobre o Curso Articula-Te Luso-Brasileiro: Contributos Das Narrações Multimodais e da Formação Continuada Colaborativa. In: J. Bernardino Lopes J. Paulo Cravino Carla A. Santos Eliane de Souza Cruz. (Org.). Relatos e investigação de práticas de ensino de Ciências e Tecnologia - Atas do Encontro internacional - A Voz dos Professores de C&T (VPCT 2022). 1ed. Vila Real: Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, 2023, v. 1, p. 568-572. Disponível em https://vpct.utad.pt/wp-content/uploads/2023/06/VPCT2022_Atas_compressed.pdf ISBN 978-989-704-544-8
JUNQUEIRA, V.; STEIL, L.; CRUZ, E.S .Cursinho Popular Articula na Pandemia - Educação Científica em Aulas de Redações Mediadas pelas Tecnologias In: J. Bernardino Lopes J. Paulo Cravino Carla A. Santos Eliane de Souza Cruz. (Org.). Relatos e investigação de práticas de ensino de Ciências e Tecnologia - Atas do Encontro internacional - A Voz dos Professores de C&T (VPCT 2022). 1ed. Vila Real: Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, 2023, v. 1, p. 331-339. Disponível em https://vpct.utad.pt/wp-content/uploads/2023/06/VPCT2022_Atas_compressed.pdf ISBN 978-989-704-544-8
SILVA, L. R., et. al, Cultura Científico-Tecnológica nos Contextos Formativos: O Que Dizem os Professores da Educação Básica da Rede Articul@ções. In: J. Bernardino Lopes J. Paulo Cravino Carla A. Santos Eliane de Souza Cruz. (Org.). Relatos e investigação de práticas de ensino de Ciências e Tecnologia - Atas do Encontro internacional - A Voz dos Professores de C&T (VPCT 2022). 1ed. Vila Real: Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, 2023, v. 1, p. 477-486. Disponível em https://vpct.utad.pt/wp-content/uploads/2023/06/VPCT2022_Atas_compressed.pdf ISBN 978-989-704-544-8
MARTINS, V.D.; CERIDORIO, L.; CRUZ, E.S. Resultados Preliminares de um Estudo sobre Negacionismo Científico no Brasil - Características e Influência nas Práticas dos Professores de Ciências. In: J. Bernardino Lopes J. Paulo Cravino Carla A. Santos Eliane de Souza Cruz. (Org.). Relatos e investigação de práticas de ensino de Ciências e Tecnologia - Atas do Encontro internacional - A Voz dos Professores de C&T (VPCT 2022). 1ed. Vila Real: Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, 2023, v. 1, p. 573-578. Disponível em https://vpct.utad.pt/wp-content/uploads/2023/06/VPCT2022_Atas_compressed.pdf ISBN 978-989-704-544-8
Investigação/pesquisa-Livros e Capítulos de livros
JUNQUEIRA, V., CRISTINA, V. S., STEIL, L. J., CRUZ, E. S. Caminhos, decisões, possibilidades e escolhas: formação de professores no contexto da Universidade Federal do ABC. In Tendências investigativas na formação de professores: Percepções e expressões de um grupo de estudantes-professores-pesquisadores: CAPECCHI, M., GOMES, V. (org.). Editora Todas as Musas, São Paulo, 2023, p. 34-54. ISBN 978-85-9583-103-2
Investigação/pesquisa-TCC, Dissertação de Mestrado ou Tese de Doutorado
CORDEIRO, D.R. Percepção ambiental de alunos da educação de jovens e adultos. Dissertação de Mestrado (Análise Ambiental Integrada ). Instituto de Ciências Ambientais, Químicas e Farmacêuticas, Universidade Federal de São Paulo. 2023. Disponível em https://repositorio.unifesp.br/11600/67533
OLIVEIRA, M.M. Práticas experimentais de baixo custo sobre meio ambiente na educação de jovens e adultos, Trabalho de conclusão de curso (Graduação em Ciências) - Instituto de Ciências Ambientais, Químicas e Farmacêuticas, Universidade Federal de São Paulo, Diadema, 2023. Disponível em disponível no repositório institucional da UNIFESP: https://repositorio.unifesp.br/11600/67082
LOPES. L.C.C As potencialidades e desafios das olimpíadas de ciências e matemática da educação básica. Trabalho de conclusão de curso (Graduação em Ciências) - Instituto de Ciências Ambientais, Químicas e Farmacêuticas, Universidade Federal de São Paulo, Diadema, 2023. Disponível em disponível no repositório institucional da UNIFESP: https://repositorio.unifesp.br/11600/68657
SAMPAIO, A. L. Olimpíada Brasileira de Astronomia: materiais didáticos de astronomia para os professores de ensino fundamental I de escola pública. Trabalho de conclusão de curso (Graduação em Ciências) - Instituto de Ciências Ambientais, Químicas e Farmacêuticas, Universidade Federal de São Paulo, Diadema, 2023. Orientação Profa. Dra Eliane de Souza Cruz. Disponível no repositório institucional da UNIFESP: https://repositorio.unifesp.br/11600/70530
TORRES, A. J., Olimpíada Brasileira de Astronomia - materiais didáticos de Astronomia para os professores de ensino fundamental I de escola particular. Trabalho de conclusão de curso (Graduação em Ciências) - Instituto de Ciências Ambientais, Químicas e Farmacêuticas, Universidade Federal de São Paulo, Diadema, 2023. Orientação Profa. Dra Eliane de Souza Cruz. Disponível no repositório institucional da UNIFESP: https://repositorio.unifesp.br/11600/70473
BORGES, J. S. Publicação de relatos de práticas de ensino em revistas educacionais - importância para o desenvolvimento profissional de professores e campo educacional. Trabalho de conclusão de curso (Graduação em Ciências) - Instituto de Ciências Ambientais, Químicas e Farmacêuticas, Universidade Federal de São Paulo, Diadema, 2023. Orientação Profa. Dra Eliane de Souza Cruz. Disponível no repositório institucional da UNIFESP: https://repositorio.unifesp.br/11600/70505
SOUSA, R.S. Análise do conteúdo de astronomia em livros didáticos do ensino fundamental. Trabalho de conclusão de curso (Graduação em Ciências) - Instituto de Ciências Ambientais, Químicas e Farmacêuticas, Universidade Federal de São Paulo, Diadema, 2023. Orientação: Prof. Dr. Rodolfo Valentim da Costa Lima e Coorientação: Profa. Dra Eliane de Souza Cruz. Disponível no repositório institucional da UNIFESP: https://repositorio.unifesp.br/11600/70665
2022
Relatos de práticas- Artigos
Relatos de práticas- Livros e Capítulos de livros
CAMARGO, A. R. O. Cartas Pedagógicas. ZERO-A-SEIS. Florianópolis. v. 24, p. 833 - 869, 2022. Disponível em: DOI: https://doi.org/10.5007/1518-2924.2022.e90007
Investigação/pesquisa-Artigos
LOPES, J. B.; SARAIVA, E.; CRUZ, E. S. Interdisciplinaridade na formação inicial de professores partindo da(s) experiência(s) portuguesa(s). Revista Educação Unisinos, 26 (2022) ISSN 2177-6210 Unisinos - doi: 10.4013/edu.2022.261.19. Qualis 2017-2020 - A2. Disponível em https://revistas.unisinos.br/index.php/educacao/article/view/24473/60749135
Milz, B. ; Aquino, P.O. ; ORTEGA, J. C. G. ; BITENCOURT, A. L. V. ; NORDI, C.S.F. . Spatio-temporal variability of water quality in Billings Reservoir Central Body - São Paulo, Brazil. Revista Ambiente e Agua, v. 17, p. 1-16, 2022.
MIYAMOTO, S. M.; COSTA, R. C.; CANDIANI, G. Redes de simbiose industrial: Possibilidades entre empresas do município de Diadema (São Paulo), Brasil. Engenharia Sanitária e Ambiental, v. 27, p. 701-713, 2022. Disponível em: https://doi.org/10.1590/S1413-415220210079
HOSOUME, Y.; MARTINS, M. I. O Ensino de Física à luz dos livros didáticos (Da Reforma Capanema à Lei 5692/1971). Revista Brasileira de Ensino de Física, v.44, p.e20210287-1 - e20210287-16, 2022.
OLIVEIRA, I. T.; STEIL, L. J.; FRANCISCO JUNIOR, W. E. Pesquisa em ensino de Química no Brasil entre 2002 e 2017 a partir de periódicos especializados. EDUCAÇÃO E PESQUISA, v. 48, p. e235097, 2022. Disponível em: http://dx.doi.org/10.1590/s1678-4634202248239057
CANDIANI, G. Aplicação de diferentes categorias de percepção na análise de desenhos infantis sobre meio ambiente. Revista Eletrônica Pesquiseduca, [s.l.], v. 14, n. 34, p. 510-526, 2022. Disponível em: https://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/article/view/1219
CANDIANI, G. Monitoring the process of biodegradation and methane gas generation in an experimental cell of municipal solid waste in Brazil. Revista Científica da Faculdade de Educação e Meio Ambiente, [s.l.], v. 13, n. 1, p. 114-130, 2022. DOI: 10.31072/rcf.v13i1.907. Disponível em: https://revista.faema.edu.br/index.php/Revista-FAEMA/article/view/907
CANDIANI, G. Resíduos sólidos: Gestão e gerenciamento integrado e sustentável. 1. ed. Campo Grande - MS: Editora Inovar, 2022. v. 1. 155 p. Disponível em: DOI: doi.org/10.36926/editorainovar-978-65-5388-029-0
AZEVEDO, M.M.; BALTAZAR, F.; SARAIVA, E. Knowledge and perception of Middle School students regarding COVID19 disease in the start of the pandemic. Biochemistry and Molecular Biology Education. 50,134-172, 2022. DOI: https://doi.org/10.1002/bmb.21600.
MILZ, B.; AQUINO, P.O.; ORTEGA, J.C.G.; BITENCOURT, A.L.V.; NORDI, C.S.F. Spatio-temporal variability of water quality in Billings Reservoir Central Body - São Paulo, Brazil. Revista Ambiente e Água, v. 17, p. 1-16, 2022.
Investigação/pesquisa-Livros e Capítulos de livros
VIESBA, L. M.; CANDIANI, G.; BITENCOURT, A. L. V. Panorama da gestão dos resíduos sólidos urbanos no município de Diadema (SP). In: PAULINO, S. R. (Org.). Agendas locais e globais da sustentabilidade: ciência, tecnologia, gestão e sociedade. 1 ed. São Paulo: Editora Edgard Blücher Ltda., 2022, v. 1, p. 184-198. Disponível em: DOI 10.5151/9786555501551
GOMES, M.S.S. Coleções didáticas de ciências recomendadas pelo PNLD a evolução dos objetos de conhecimento dos PCN à BNCC. 2022. Iniciação científica (Física) - PUC MG, 2022.
SOUZA, F. C.; TINÔCO, S.; CAMARGO, A.R.O. Em defesa dos direitos de bebês e crianças com deficiência: por uma pedagogia aleijada desde a educação infantil. ZERO-A-SEIS (FLORIANÓPOLIS). , v. 24, p. 498 - 507, 2022. Disponível em: DOI: https://doi.org/10.5007/1518-2924.2022.e90140
QUEIROZ, G. R. P. C. Laboratório interdisciplinar educação em ciências (liec): um lócus investigativo da prática pedagógica na formação de professores da UERJ. In: o lócus investigativo da prática pedagógica em uma sociedade INFORMATIZADA: o lugar da pesquisa e a condição do ser docente.1 ed. Curitiba: CRV, 2022, v.1, p. 1-156.
MARTINS, M. I.; SILVA, L. C. Materiais de Física para EJA e a sua compatibilidade com os exames de certificação. In: EJA em países lusófonos: diversidades, desigualdades e justiça social. Rio de Janeiro: Curatoria Editora, 2022, p. 304-309.
PESTANA, S.; QUEIROZ, G. R. P. C. Desenvolvimento profissional do professor do Ensino Médio Integrado: O olhar do docente; In: Xix Epef, 2022, Belo Horizonte, Online. Programa Do Xix Epef., 2022. V.Único.
CORREA, M. B.; MOREIRA, J. C. C.; QUEIROZ, G. R. P. C. Uma revisão sistemática sobre as articulações do modelo teórico conhecimento tecnológico pedagógico do conteúdo (Ctpc) na formação inicial docente de professores de Física (2009-2021). In: Xix Epef, 2022, Belo Horizonte, On Line. Programa Do Xix Epef, 2022. V.Único.
OLIVEIRA, W. V. S.; MARTINS, M. I. Complexidade de itens de Eletromagnetismo no ENEM In: XIX Encontro de Pesquisa em Ensino de Física, 2022, online. Anais .... São Paulo: SBF, 2022.
REZENDE, A. G. S.; MARTINS, M. I. Tecnologias em questões de Física no ENEM: Um estudo sobre contextualização. In: XIX Encontro de Pesquisa em Ensino de Física, 2022, online. Anais. São Paulo: SBF, 2022.
RAMIREZ-VAZQUEZ, RAQUEL; MARTINS, M. I.; ESCOBAR, I. Physics Laboratory practices. An experience and Approach for Physics Teaching In: INTED 2022 Conference, 2022, Valencia. Proceedings. 2022. p.5725-5734.
MARTINS, M. I.; RAMIREZ-VAZQUEZ, R.; ESCOBAR, I.; ARRIBAS, ENRIQUE. Studies on the complexity of the Brazilian High School Exam In: INTED 2022 Conference, 2022, Proceedings, Valencia, Spain: IATED Digital Library 2022. p.5796-5804.
REZENDE, A. G. S.; MARTINS, M. I. Tecnologias em questões de Física no ENEM: Um estudo sobre contextualização In: XIX Encontro de Pesquisa em Ensino de Física, 2022, online. São Paulo: SBF, 2022.
Investigação/pesquisa-TCC, Dissertação de Mestrado ou Tese de Doutorado
LIMA, H.C.F.A. A teoria da evolução das espécies no currículo paulista etapa Ensino Médio. Trabalho de conclusão de curso (Graduação em Ciências) - Instituto de Ciências Ambientais, Químicas e Farmacêuticas, Universidade Federal de São Paulo, Diadema, 2022. Disponível em: https://repositorio.unifesp.br/11600/65475
MORAIS JUNIOR, E. C. Articula-te Luso-Brasileiro - formação docente, prática profissional e valorização da carreira no Brasil e em Portugal. Trabalho de conclusão de curso (Graduação em Ciências) - Instituto de Ciências Ambientais, Químicas e Farmacêuticas, Universidade Federal de São Paulo, Diadema, 2022. Disponível em: https://repositorio.unifesp.br/11600/65440
RIBEIRO, B. O. Panorama do uso das tecnologias na rede estadual de SP - a comunicação e as atividades remotas na pandemia. Trabalho de conclusão de curso (Graduação em Ciências) - Instituto de Ciências Ambientais, Químicas e Farmacêuticas, Universidade Federal de São Paulo, Diadema, 2022. Disponível em: https://repositorio.unifesp.br/11600/65474
VICTORIA, R.A. Metodologias ativas no ensino de Física: uma proposta para uso de júri simulado em Física Moderna. 2022. Dissertação (Ensino de Ciências e Matemática) – PUC MG, 2022.
2021
Relatos de práticas- Artigos
Relatos de práticas-Livros e Capítulos de livros
CRUZ, E.S.; MARTINS, M.I.; TESTI, C.R.; SILVA, V.F.; FERREIRA, V.; VIEIRA, A. C. Segurança e prevenção rodoviária como conteúdos cordiais de Física do ensino fundamental e médio. In: Gloria Queiroz, Roberto Dalmo Lima de Oliveira e Armando Gil Ferreira dos Santos. (Org.). Conteúdos cordiais em Física. Editora Livraria da Física. Coleção “Culturas, Direitos humanos e Diversidades na Educação em Ciências”. 2021.
CAMARGO, A. R. O.; MARCOLINO, S.; SOUZA, F. C. Caminhando com Malu: experiências imagéticas e poéticas na pesquisa com crianças. HUMANIDADES & INOVAÇÃO. v.7, p. 130 - 140, 2021. Disponível em: https://revista.unitins.br/index.php/humanidadeseinovacao/article/view/2140
CAMARGO, A. R. O. Aos educadores e educadoras da Educação Infantil. In: Vozes e Experiências de Professoras e Professores das Unidades Universitárias Federais de Educação Infantil (UUFEI) durante a Pandemia da Covid-19. 1a ed. São Carlos: Pedro & João Editores, 2021, v.01, p. 93-104. ISBN: 9786558692232. Disponível em: https://pedroejoaoeditores.com.br/site/wp-content/uploads/2021/03/EbookVozesPandemia.pdf
COLAGRANDE, ELAINE ANGELINA ; FARIAS, LUCIANA APARECIDA ; BITENCOURT, ANA LUISA VIETTI ; LEITE, LUIZ OMIR DE CERQUEIRA . Educação Ambiental em Escolas Municipais de Diadema, SP: estudo de características e práxis. CIÊNCIA & EDUCAÇÃO (ONLINE), v. 27, p. 1-16, 2021.
Investigação/pesquisa-Artigos
CRUZ, E. S.; CANDIANI, G.; HERMOSO, W.; SANTOS, N. J.; RUIZ, S. G. Articula Escolas - a iniciação científica de alunos do ensino médio com orientação conjunta de pesquisadores e professores. APEduC Revista - Investigação e Práticas em Educação em Ciências, Matemática e Tecnologia. Publicação Científico-Didática eletrônica da Associação Portuguesa de Educação em Ciências (APEduC), Secção 2: Investigação em Educação em Ciências, Matemática e Tecnologia, 01(01), p. 55-69 - 1ª edição – ISSN: 2184-7436 - Publicado: 2021-04-28, 2021 - Disponível em https://apeducrevista.utad.pt/index.php/apeduc/issue/view/6
VIEIRA, L. C.; CANDIANI, G. Potencial energético de resíduos sólidos urbanos na região do Grande ABC Paulista. Revista Ibero-Americana de Ciências Ambientais, v. 12, n. 2, p. 328-342, 2021. Disponível em: DOI: http://doi.org/10.6008/CBPC2179-6858.2021.002.0030
SOUZA, G. C.; CANDIANI, G. Indicadores de sustentabilidade em empresas certificadas pela ISO 14.001 do setor de resíduos sólidos. Rev. Bras. Gest. Amb. Sustent., v. 8, n. 18, p. 3-19, 2021, ISSN 2359-1412. Disponível em: DOI: 10.21438/rbgas(2021)081801
DOS SANTOS , E. V.; FARIAS, L. A.; CANDIANI, G. Percepção de risco versus perigo real: Um estudo de caso sobre resíduos dos serviços de saúde. Hygeia - Revista Brasileira de Geografia Médica e da Saúde, [s.l.], v. 17, p. 276-292, 2021. DOI: 10.14393/Hygeia17058557. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/hygeia/article/view/58557
CAMPAGNARO, V. H.; FARIAS, L. A.; CANDIANI, G. Socio-environmental conflicts: A study on the Logistic Center in Paranapiacaba and involved social representations. Ambiente & Sociedade. São Paulo, v. 24, p. 1-21, 2021. Disponível em: DOI: http://dx.doi.org/10.1590/1809-4422asoc20200212r1vu2021L4AO
SOUZA, F. M.; JAEGER, J. M. S.; VIANA, E.; CANDIANI, G.; SIMOES, A. F.; FONSECA FILHO, H. Avaliação da produção de biogás a partir da co-digestão de resíduos sólidos orgânicos. Revista Ibero-Americana de Ciências Ambientais, v. 12, n. 3, p.2 99-311, 2021. DOI: http://doi.org/10.6008/CBPC2179-6858.2021.003.0025
PERTENCE, M. L. B.; MARTINS, M. I. Competências na BNCC: Uma leitura aplicada ao livro didático de Física adotado por uma escola pública de Minas Gerais. IMAGENS DA EDUCAÇÃO, v.11, p.36 - 56, 2021.
MARTINS, M I; PINTO JUNIOR, J R. Using interactive images in physics teaching. JOURNAL OF PHYSICS. CONFERENCE SERIES (PRINT), v.1929, p.012013 - 012013-11, 2021.
CAMARGO, A. R. O.; BUTZKE, I.; ARAUJO, T. V. Sarau Virtual: arte e resistência no entre das telas. REBENTO: REVISTA DAS ARTES DO ESPETÁCULO. v. 14, p. 158 - 180, 2021. DisponíveL em: https://www.periodicos.ia.unesp.br/index.php/rebento/article/view/621
Investigação/pesquisa-Livros e Capítulos de livros
STRINGHINI, D.; SHIDA, C. S.; CAPELO, L.P. Curricularização da extensão: Relato preliminar de experiência e perspectivas de implantação no ICT-UNIFESP. In: capítulo do livro: Política de curricularização da extensão na UNIFESP : caminhos, desafios e construções / organização Simone Nacaguma, Sergio Stoco, Raiane P. S. Assumpção. - 1. ed. - São Paulo : Alameda, pag 185-218, 2021 Disponível em: https://caec.diadema.unifesp.br/noticias/e-book-pdf- politica-de-curicularizacao-da-extensao-na-unifesp
SANTOS, A. G. F.; MOREIRA, J.; QUEIROZ, G. R. P. C. A arte como elemento de aproximação entre a educação em Ciências e a educação em Direitos Humanos: pelos caminhos da teoria da atividade. In: Simpósio Nacional De Ensino De Física, 2021, Santo André, Sp. Xxiv Snef, 2021.
SANTOS, A. G. F.; QUEIROZ, G. R. P. C.; DOMINGOS, P. A. Flutuação: O conhecimento socialmente relevante para expansão da aprendizagem in: Conteúdos cordiais: física humanizada para uma escola sem mordaça. São Paulo: Livraria Editora Da Física. V.1, P. 275-303, 2021.
QUEIROZ, G. R. P. C.; SANTOS, A. G. F. Consciência planetária como uma possibilidade de aproximação da educação em Ciências à educação em Direitos Humanos. In: Ciência Em Contexto.1 Ed.São Paulo: Na Raiz, V.1, P. 430-453, 2021.
SANTOS, A. G. F.; QUEIROZ, G. R. P. C.; PESSOA, A. L. M. Interculturalidade e interdisciplinaridade: Uma possibilidade de codocência na formação de professores para o ensino de Ciências. In: Atas Do Encontro Internacional Vpct 2020: Relatos E Investigação De Práticas De Ensino De Ciências E Tecnologia.1ed.Vila Real, Portugal: Universidade De Trás-Os-Montes E Alto Douro, V.1, P. 1-965, 2021.
SANTOS, A. G. F.; OLIVEIRA, R. D. V. L.; QUEIROZ, G. R. P. C. Conteúdos Cordiais: Física humanizada para uma escola sem mordaça. São Paulo: Livraria Editora Da Física. V.1. P.323, 2021.
PESTANA, S. ; QUEIROZ, G. R. P. C. O desenvolvimento profissional docente à luz da teoria da atividade: o caso dos docentes do Ensino Médio integrado de um curso técnico no Rio de Janeiro. In: Xxiv Simpósio Nacional De Ensino De Física, 2021, Santo André, Sp. Xxiv Snef, 2021.
CAVALCANTI, K. M. P. H.; QUEIROZ, G. R. P. C. Levantamento de pesquisas sobre experimentação no ensino de Química por meio de abordagens histórico-filosóficas em 20 anos de ENPEC autores. In: 20 Encontro Nacional De Ensino De Química, 2021, Recife, Pernambuco- On Line. Anais Do 20 Encontro Nacional De Ensino De Química (Eneq Pernambuco). Recife: Even3. V. Único. P. 1-10, 2021.
CAVALCANTI, K. M. P. H.; QUEIROZ, G. R. P. C. Proposta de atividade experimental para laboratório didático de Química: Preparo de soluções? In: 20 Encontro Nacional De Ensino De Química (Eneq Pernambuco). Anais Do 20 Encontro Nacional De Ensino De Química (Eneq Pernambuco). Recife: Even3, 2021. V. Único. P. 1-10, 2021.
LIMA, A. C. O.; CRUZ, E. S. O impacto dos cursinhos populares na formação dos futuros-professores de Ciências no Brasil - Cursinho Articula Vestibular do Articul@ções. In E-book Educação em Ciências: interações e desafios, Editora Escola Superior de Educação de Coimbra e Associação Portuguesa de Educação em Ciências (APEduC), Org. Filomena Teixeira, Fátima Paixão, Ana Frias, Susana Silveira, Dulce Vaz, José Morgado, p. 56-59. 2021 ISBN 978-989-99491-1-9. Disponível em: https://www.esec.pt/a-esec/educacao-em-ciencias-interacoes-e-desafios/
HIROTA, W. H.; SANTORO, B. F.; CORDEIRO, D. R.; SAUINI, T.; CRUZ, E. S.; Articula tecnologias - a formação tecnológica dos/pelos futuros engenheiros químicos com impacto social na pandemia. In: E-book Educação em Ciências: interações e desafios, Editora Escola Superior de Educação de Coimbra e Associação Portuguesa de Educação em Ciências (APEduC), Org. Filomena Teixeira, Fátima Paixão, Ana Frias, Susana Silveira, Dulce Vaz, José Morgado, p.67-70, 2021. ISBN 978-989-99491-1-9. Disponível em: https://www.esec.pt/a-esec/educacao-em-ciencias-interacoes-e-desafios/
VIESBA, L. M.; BITENCOURT, A. L. V.; CANDIANI, G. Evolução urbana e gerenciamento de resíduos sólidos em Diadema entre 1974 e 2020: uma análise ambiental integrada. 1ª. ed. Diadema: V & V Editora, 2021. 130 p. Disponível em: https://doi.org/10.47247/VV/LMV/88471.08.1
ZAJAC, D. R.; STEIL, L. J. Formação de professores de Química em um curso preparatório popular: Uma análise preliminar. In: 20º Encontro Nacional de Ensino de Química (ENEQ Pernambuco). Recife: Even3, 2021. Disponível em: https://www.even3.com.br/anais/eneqpe2020/245449-formacao-de-professores-de-quimica-em-um-curso-preparatorio-popular--uma-analise-preliminar/
ZAMPIROLLI, F. A. J.; ANTUNES, I.; STEIL, L. J.; TEODORO, L. Interactive ENEM: exams with statistics and free access. In: 2021 XVI Latin American Conference on Learning Technologies (LACLO), Arequipa. 2021, p. 350. Disponível em: http://dx.doi.org/10.1109/laclo54177.2021.00078
ZAMPIROLLI, F. A. J.; BATISTA, V. R.; JOSKO, J. M. B.; STEIL, L. J.; FEDERAL, S. C. T. Experiments in selection processes of students for a crammer. In: 2021 XVI Latin American Conference on Learning Technologies (LACLO), Arequipa. 2021, p. 290. Disponível em: http://dx.doi.org/10.1109/laclo54177.2021.00076
MARTINS, M. I.; COSTA, E. S. Practical activities in Physics items of the Brazilian High School Examination (ENEM). In: Investigación y metodologías en la enseñanza de las ciencias. Roma: Edita Educación Editora, 2021, v.1, p. 19-24.
MARTINS, M. I.; KUTOVA, M. A. S. Ressignificando a presencialidade no ensino de graduação: impactos, a partir da pandemia da COVID-19 In: A Escola Remota: presente e futuro da educação. Belo Horizonte: PUC Minas, 2021, p. 200-2012.
CRUZ, E. S.; MARTINS, M. I.; SILVA, V. F.; VIEIRA, A. C. Segurança e prevenção rodoviária como Conteúdos Cordiais de Física do Ensino Fundamental e Médio. In: Conteúdos Cordiais: Física Humanizada para uma Escola sem Mordaça. São Paulo: Livraria da Física, 2021, p. 255-277.
COIMBRA, L. E. G.; MARTINS, M. I. Tirinhas em questões de Física, Química e Biologia do ENEM (1998 a 2019). In: Investigación y metodologías en la enseñanza de las ciencias. Roma: Edita Educación Editora, 2021, v.1, p. 13-18.
MARTINS, M. I.; RAMIREZ-VAZQUEZ, R.; MENDES, C. E. How do pupils study Physics? Do they really use textbooks? In: INTED 2021. Conference, 2021, Proceedings… Valencia, Spain: IATED Digital Library, 2021. p.458-467.
MARTINS, M. I.; SILVA, L. C. Materiais de Física para EJA e a sua compatibilidade com os respectivos exames de certificação. In: I Seminário Lusófono Digital de Educação de Jovens e Adultos – NEJA, 2021, Belo Horizonte. Anais, 2021.
RAMIREZ-VAZQUEZ, R.; MARTINS, M. I.; MENDES, C. E. Rubric as a competence-assessment tool and customized feedback: platforms facilitating elaboration In: INTED 2021. Conference, 2021, Proceedings. Valencia. IATED Digital Library, 2021. p.447-450.
CAMARGO, A.R.O.; ARAUJO, T. V.; MENDES, A. C. N. Experiências Brincantes dos bebês: Sagu e Fubá In: Educação infantil: políticas, práticas e formação de professoras(es). 1a ed. Ponta Grossa - Paraná: Atena, 2021, v.01, p. 13-23. ISBN: 9786557068724. Disponível em: https://www.atenaeditora.com.br/post-ebook/3906
CAMARGO, A. R. O. O luto mobiliza a luta. In: Cartas a Paulo Freire 3: escritas por quem ousa esperançar. 1a ed. EDUEPB: Campina Grande, 2021, v. 3, p. 489-491. ISBN: 9786586887978.
SCHMIDT, T. F. ; CERIDORIO, L. F. . Educação e pandemia: o dia depois de amanhã. 1. ed. Curitiba: Editora Bagai, 2021. v. 1. 117p
Investigação/pesquisa - TCC, Dissertação de Mestrado ou Tese de Doutorado
FLECHA. L.A.S. Interdisciplinaridade em questões de Física do ENEM de 2009 a 2019. Dissertação (Ensino de Ciências e Matemática) - PUC MG, 2021.
SANTOS, A.G.F. A práxis da codocência e da co-aprendizagem pelos caminhos da interdisciplinaridade na formação inicial de professores de ciência, na perspectiva da teoria da atividade. Tese de doutorado (Ciência, Tecnologia e Educação). Orientadora Gloria Regina Pessoa Campello Queiroz. Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca, 2021.
LIMA, Ariane Cristina de Oliveira, O impacto dos cursinhos populares na formação dos futuros-professores da educação básica - O cursinho Articula Vestibular de Diadema”: Trabalho de Conclusão de Curso do curso de Ciências - Licenciatura - UNIFESP-Diadema. Defesa em 19/02/2021. Orientadora Eliane de Souza Cruz. Disponível https://repositorio.unifesp.br/handle/11600/60701
RUIZ, Suellen Gueiros, A INCLUSÃO SOCIAL NOS CURSINHOS “POPULARES E COMUNITÁRIOS”: O CURSINHO ARTICULA VESTIBULAR DE DIADEMA. Trabalho de Conclusão de Curso do curso de Ciências - Licenciatura - UNIFESP-Diadema. Defesa em 19/02/2021. Orientadora Eliane de Souza Cruz. Disponível https://repositorio.unifesp.br/handle/11600/60661
2020
Relatos de práticas- Artigos
SARAIVA, E.; AZEVEDO, M.M. Primary school project fostering environmental education through art. Modern Applied Science. 14(7),101-110, 2020.
CAMARGO, A. R. O.; ARAUJO, T. V. Experiências com os bebês na creche. RECeT Revista de Educação, Ciência e Tecnologia. v. 01, p. 141 - 158, 2020. Disponível em: https://ojs.ifsp.edu.br/index.php/recet/article/view/1629
Relatos de práticas-Livros e Capítulos de livros
SARAIVA, E. Uma reflexão em torno dos desafios e oportunidades atuais da profissão docente. In Flores, M. A. et al. (ED) Currículo, Avaliação e Profissão Docente: Conceções curriculares, autonomia e flexibilidade e o papel do professor. Braga: CIEC - Centro de Investigação em Estudos da Criança, v.1, p. 67-72, 2020. ISBN: 978-972-0-95267-9. Disponível em https://41bd91a6-27e4-4c79-ba1e640896569be9.filesusr.com/ugd/e166a9_bc5ce35bf97c45cd83c419a02dece009.pdf
SARAIVA, E.; QUINTAS, M.J.; AZEVEDO, M. M. Dinâmicas e sinergias geradas pelo Clube Ciência Viva na Escola D. Maria II. In LOPES, J. B.; CRAVINO, J. P.; SANTOS, C. A.; CRUZ, E. S. (ED) Relatos e investigação de práticas de ensino de Ciências e Tecnologia - Atas do Encontro internacional “A Voz dos Professores de C&T - VPCT 2020”. Vila Real: Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, p. 851–856, 2020. (ISBN: 978-989-704-429-8). Disponível em https://vpct.utad.pt/wp-content/uploads/2021/03/VPCT2020-Atas_2021.03.11_compressed.pdf
SARAIVA, E. (2020). Nature-based solutions to prevent forest fires and reduce risk disasters caused by deforestation. Brussels: European Commission: Directorate- General for Research and Innovation. Disponível em: http://www.scientix.eu/resources/details?resourceId=28166
Investigação/pesquisa-Livros e Capítulos de livros
CANDIANI, G. Emissões fugitivas de gás metano em aterro sanitário. 1ª. ed. Campo Grande: Editora Inovar, 2020. 72 p. Disponível em: DOI: 10.36926/editorainovar-978-65-86212-58-7
SANTOS, A. G. F.; QUEIROZ, G. R. P. C. Interculturalidade e interdiscisplinaridade: uma possibilidade de codocência na formação de professores para o ensino de Ciências. In: A Voz Dos Professores De Ciência e Tecnologia, 2020, Lisboa, On Line. Atas Do Encontro Internacional A Voz Dos Professores De C&T (Vpct 2020. Lisboa: Universidade De Trás-Os-Montes E Alto Douro, 2020. V. Único. p. 720-729.
SANTOS, A. G. F.; QUEIROZ, G. R. P. C.; DOMINGOS, P. A flutuação: Uma possibilidade de aproximação entre a educação em Ciências e os Direitos Humanos. In: Xviii Encontro De Pesquisa Em Ensino De Física, 2020, Florianópolis. Programa Do Xviii Epef, 2020. P. 1-9.
CANDIANI, G. Gestão Ambiental em diferentes espaços. In: QUINTILHANO, S. R.; TONDATO, R. (Org.). Engenharia De Produção Em Foco: Gestão Organizacional E Sustentabilidade (Coleção Engenharia De Produção Em Foco, Volume 2). 2 Ed. Jundiaí: Paco Editorial. v. 2, 2020, p. 79-99. Disponível Em: Https://www.pacolivros.com.br/
CANDIANI, A. C. V.; CANDIANI, G.; Cruz, E. S. Práticas No Contexto Do Ensino Básico De Geografia. In: TEODORO, J. V. (Org.). Vivências Na Docência: Do Ensino Básico Ao Superior. 1 Ed. Campo Grande: Editora Inovar. v. 1, 2020, p. 356-366. Disponível Em: Doi: 10.36926/Editorainovar-978-65-86212-47-1.
STEILl, L. J.; SILVA, T. L.; ZANINI, G.; BISCALCHINI, C.; IUNES, V. T.; ALMEIDA, L. Guia De Estudos Matemática: Geometria. 1. Ed. Santo André: Universidade Federal Do Abc, 2020. V. 1. 105p.
STEILl, L. J.; SILVA, T. L.; ZANINI, G.; BISCALCHINI, C.; ALVES.; IUNES, V. T.; ALMEIDA, L. Guia De Estudos Matemática: Álgebra. 1. Ed. Santo André: Universidade Federal Do Abc, 2020. V. 1. 166p .
MARTINS, M. I. A. Experiência do regime remoto na Puc Minas em tempos Da Covid-19: A percepção de alunos em progresso In: Congresso Internacional De Educação E Tecnologias, 2020, São Carlos (Virtual), 2020.
DUARTE, D. G.; MARTINS, M. I. Análise dos distratores referente às questões de Física do ENEM 2018. In: Xviii Encontro De Pesquisa Em Ensino De Física, 2020, Florianópolis (Online), Sbf, 2020.
MARTINS, M. I.; RAMIREZ-VAZQUEZ, R.; VIANA, G. C. A. Brazilian national program of educational books for Physics, Chemistry, and Biology: Consolidation of an editorial policy. In: Inted 2020. Conference, 2020, Proceedings… Valencia, Spain: Iated Digital Library, 2020. p.829-844.
RAMIREZ-VAZQUEZ, R.; MARTINS, M. I.; ESCOBAR, I.; BELÉNDEZ, A.; GONZALEZ-RUBIO, J.; ADELANTADO, C.; ARRIBAS, E. Design and implementation of rubric for the evaluation by competences in Physical sciences: case study PUC-MG, Brazil. In: INTED 2020, Proceedings… Valencia, Spain: IATED Digital Library, 2020. p.1282-1292.
MARTINS, M. I.; COSTA, E. S. Practical activities in physics items of the Brazilian High School Examination (ENEM). In: V Simposio Internacional de Enseñanza de las Ciencias, 2020, Vigo, Espanha (virtual), 2020.
CAMARGO, A.R.O.; LEITE, C.D.P. Desaprender a cada tempo em tempos pandêmicos: crianças, artes e outros contágios. ZERO-A-SEIS. FLORIANÓPOLIS. v. 22, p. 1446 - 1464, 2020. Disponível em: DOI: https://doi.org/10.5007/1980-4512.2020v22nespp1446
CAMARGO, A. R. O. À deriva, sem sair do lugar. In: Maternidades plurais: os diferentes relatos, aventuras e oceanos das mães cientistas. 1a ed. Belford Roxo: Blind, 2020, v. 01, p. 133-138. ISBN: 9786586772111. Disponível em: https://drive.google.com/file/d/1WcixvmTC2Kskay4UDUMddno_i4KvfFSv/view?usp=sharing
Investigação/pesquisa-Artigos
CANDIANI, G.; CRUZ, E.S. Análise das perspectivas de educação ambiental presentes nas estratégias didáticas do Acervo Digital de narrações multimodais da UTAD,. Revista Internacional - APEduC Revista, 2020.
CANDIANI, G.; TOLEDO, A. S. Revisão da qualidade do estudo de impacto ambiental Centro Logístico Campo Grande: um estudo de caso. Caminhos de Geografia, v. 21, n. 76, p. 147-160, 2020. Disponível em: https://doi.org/10.14393/RCG217652170
VIANA, G. C. A.; MARTINS, M. I. Tipologia de conteúdos em livros didáticos de Física: um estudo em coleções do PNLD 2015 e 2018. CONTEXTO & EDUCAÇÃO. v.35, p.170 - 186, 2020.
BARROS, P. S.; QUEIROZ, G. R. P. C. O saber docente em tempos de ascensão do neoconservadorismo: Como professores abordam gênero e sexualidade nas aulas de ciências. Research, society and development, v. 9, p.1-36, 2020.
SOUZA, F. M.; VIANA, E.; JAEGER, J. M. S.; CANDIANI, G.; SIMÕES, A. F.; FONSECA FILHO, H. Influência do inóculo na co-digestão anaeróbia de resíduos alimentares e grama. Revista Ibero-Americana de Ciências Ambientais, v. 11, n. 1, p. 146-156, 2020. DOI: http://doi.org/10.6008/CBPC2179-6858.2020.001.0014
RICCOMINI, B. R.; CANDIANI, G.; FARIAS, L. A.; DUARTE, C. G. Proteção da biodiversidade em áreas privadas: Um estudo de caso sobre trilhas clandestinas. Revista Ibero-Americana de Ciências Ambientais, v. 11, n. 5, p. 566-577, 2020. DOI: http://doi.org/10.6008/CBPC2179-6858.2020.005.0051
Investigação e práticas em educação em Ciências, Matemática e Tecnologia. Publicação Científico-Didática eletrônica da Associação Portuguesa de Educação em Ciências (APEduC), Seção 1: Investigação em Educação em Ciências, Matemática e Tecnologia, 01(01), p. 55-69 - 1ª edição – ISSN: 2184-7436 - Publicado: 2020-04-23 - - Disponível em https://apeducrevista.utad.pt/index.php/apeduc/issue/view/3
CAMARGO, A.R.O. Carta Pedagógica: De como ser professora de Educação Infantil remotamente. CRÍTICA EDUCATIVA. v. 6, p. 1 - 5, 2020. Disponível em: https://www.criticaeducativa.ufscar.br/index.php/criticaeducativa/article/view/475
Investigação/pesquisa-TCC, Dissertação de Mestrado ou Tese de Doutorado
ARRUDA, Y. G. A Física não formal no ensino médio: O uso da divulgação científica com alunos do primeiro ano. Trabalho de conclusão de curso (Física). Orientadora Maria Inês Martins. PUC MG, 2020.
SOARES, L.F. Astronomia no Ensino Médio: Leis de Kepler através do software UniverseSandox. Trabalho de conclusão de curso (Física). Orientadora Maria Inês Martins. PUC MG, 2020.
COSTA, A.M. Ensino de Física Ambiental: uma proposta para o ensino de produção de energia. Trabalho de conclusão de curso (Física). Orientadora Maria Inês Martins. PUC MG, 2020.
SENRA, M.F. Entendimentos errôneos da Ciência: Uma desconstrução através da história da relatividade. Trabalho de conclusão de curso (Física). Orientadora Maria Inês Martins. PUC MG, 2020.
JESUS, A.S. O ensino de Física por investigação: o caso do pêndulo simples. Trabalho de conclusão de curso (Física). Orientadora Maria Inês Martins. PUC MG, 2020.
FONSECA, I.M. Uso de tecnologias nas aulas de Física: Um levantamento bibliográfico. 2020. Trabalho de conclusão de curso (Física). Orientadora Maria Inês Martins. PUC MG, 2020.
SANTOS, A.R. A Interdisciplinaridade como objeto para formação cidadã: Um estudo de caso baseado no filme Avatar. Dissertação de mestrado (Ciência, Tecnologia e Educação). Orientadora Gloria Regina Pessoa Campello Queiroz. Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca, 2020.
CAVALCANTI, K.M.P.H. O conhecimento pedagógico do conteúdo (PCK) do professor de Química no laboratório didático: Relações entre natureza da Ciência (NDC) e questões pedagógicas e epistemológicas. Tese de doutorado (Ciência, Tecnologia e Educação). Orientadora Gloria Regina Pessoa Campello Queiroz. Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca, 2020.
2019
Relatos de práticas- Artigos
Relatos de práticas-Livros e Capítulos de livros
MACEDO, J. A. F. C.; MARTINS, M. I. Prática de Resistores utilizando Arduíno. In: XXIII SIMPÓSIO NACIONAL DE ENSINO DE FÍSICA, 2019, Salvador. SBF, 2019.
SARAIVA, E. Researching epistemic practices development with Multimodal Narratives. In LOPES, J. B.; VIEGAS, C.; PINTO, J. A. (ED) Multimodal Narratives in Research and Teaching Practices. Hershey, PA, USA: IGI Global Publishing, p. 269-286, 2019.
CAMARGO, A. R. O.; PITO, J. D.; SILVA, D. R. V. O espaço como palco de aprendizagens de crianças e professoras no cotidiano da educação infantil. In: (Con)viver a educação: relatos de práticas cotidianas no Núcleo de Educação Infantil Paulistinha. 1a ed. Curitiba: Appris, 2019, v. 1, p. 95-106. ISBN: 9788547335366
SILVA, D. A.; CAMARGO, A. R. O. Por que temos uma sombra? Inquietações de um grupo de crianças na escola infantil. In: (Con)viver a educação: relatos de práticas cotidianas no Núcleo de Educação Infantil Paulistinha. 1a ed. Curitiba: Appris, 2019, v. 1, p. 39-54. ISBN: 9788547335366
CERIDORIO, L. F.; LOURENÇO A. V. S. . Mundo dos cosméticos & Conceitos de Química: um panorama para a educação científica. In: Pedro Membiela; Maria Isabel Cebreiros; Manuel Vidal. (Org.). Nuevos retos em la ensenanza de las ciencias. 1ªed.Ourense: Educación Editora, 2019, v. 1, p. 577-582.
CERIDORIO, L. F.; LOURENÇO A. V. S. . Abordagem contextual: cosméticos permeando o ensino de Química. In: Pedro Membiela; Maria Isabel Cebreiros; Manuel Vidal. (Org.). Nuevos retos em la ensenanza de las ciências. 1ªed.Ourense: Educación Editora, 2019, v. 1, p. 583-586.
Investigação/pesquisa-Artigos
BERTUOLA, H. T.; CANDIANI, G. Métodos para avaliação retrospectiva da qualidade de um estudo de impacto ambiental. Revista Ibero-Americana de Ciências Ambientais, v. 9, n. 8, p. 282-298, 2018. DOI: http://doi.org/10.6008/CBPC2179-6858.2018.008.0025
MARTINS, M. I.; FRANCO, F. C. Mapa de las habilidades cognitivas del ENEM. In: Panorama actual de la enseñanza de las ciencias. Ourense, Espana, 2019, p. 497-502.
SANTOS, A. G. F.; QUEIROZ, G. R. P. C.; DOMINGOS, P.; CATARINO, G. F. C. A. Formação de professores de Ciências na perspectiva interdisciplinar sobre a flutuação para vida no planeta: Pelos caminhos da codocência. Ensaio: Pesquisa em educação em Ciências. v. 21, p. 1-20, 2019. Disponível em: https://www.scielo.br/j/epec/a/r3xV3tw9bvZ7F4qT48ZRKrz/?format=pdf&lang=pt
WATANABE, F. P.; CANDIANI, G. Gestão de resíduos de equipamentos eletroeletrônicos em instituições de ensino superior. Revista Ibero-Americana de Ciências Ambientais, v. 10, n. 5, p. 169-186, 2019. DOI: http://doi.org/10.6008/CBPC2179-6858.2019.005.0016
CRUZ, E.S.; CANDIANI, G.; LOPES, J.B.; COSTA, N.; SILVA, A.B.; QUEIROZ, G. As representações sociais na articulação da universidade-escolas-poder público-sociedade – resultados preliminares de um estudo etnográfico. Revista Comunicações da UNIMEP (UNIMEP - Universidade Metodista de Piracicaba). Seção Dossiê Investigação sobre práticas de ensino e divulgação de Ciências, Tecnologia & Matemática, v. 26, n. 2, 2019, p. 243-257. ISSN 0104-8481 (Impresso) // ISSN 2238-121X (online). Qualis B2. Disponível em: https://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoes/issue/view/234
OLIVEIRA, I. T. ; PAZ, G. S. B. ; STEIL, L. J. Panorama da participação de autores da região norte do Brasil nas publicações dos encontros nacionais de ensino de química (ENEQ) entre 2006 e 2016. Scientia Naturalis, v. 1, p. 229-240, 2019. Disponível em: https://periodicos.ufac.br/index.php/SciNat/article/view/2559
Investigação/pesquisa-Livros e Capítulos de livros
VIEGAS, C.; CRUZ, E.S. Understanding the Importance of Students’ Assessment and Feedback With Multimodal Narratives. In: LOPES, J. (Ed.) et al. “Multimodal Narratives in Research and Teaching Practices”, Editora IG-global, 2019, p. 44-63, ISBN13: 9781522585701 | ISBN10: 1522585702, disponível em https://www.igi-global.com/book/multimodal-narratives-research-teaching-practices/218303
VIEGAS, C.; CRUZ, E.S. Avaliar e fornecer feedback. In: LOPES, J. (Ed.) et al. Melhorar Práticas de Ensino de Ciências e Tecnologia-Registrar e Investigar com Narrações Multimodais. Lisboa, Edições Sílabo, 2018, p. 101-112. ISBN: 978-972-618-944-2 (Editores: J. Bernardino Lopes, Clara Viegas e Alexandre Pinto)
TEIXEIRA, P. P.; OLIVEIRA, R. D. V. L.; QUEIROZ, G. R. P. C. Conteúdos Cordiais: Biologia Humanizada para uma escola sem mordaça. São Paulo: Livraria da Física, 2019
OLIVEIRA, R. D. V. L.; SALGADO, S.D.C; QUEIROZ, G.R. P. C. Educação em Direitos Humanos e Decolonialidades: Um diálogo possível na educação em ciências? In: Decolonialidades na Educação em Ciências.1 ed.São Paulo: Editora Livraria da Física, 2019, v.único, p. 119-137.
VIEIRA. A.C. Coleções Didáticas de Ciências Recomendadas pelo PNLD (1997-2017): complementação de acervo a ser incorporado ao banco de LD de Ciências e Matemática da PUC Minas. Iniciação científica (Física). Orientadora Maria Inês Martins. PUC MG, 2019. Inst. financiadora: CNPq.
SANTOS, A. G. F.; QUEIROZ, G. R. P. C.; DOMINGOS, P.; CATARINO, G. F. C. O compromisso com a formação inicial contra as formas de qualquer discriminação. In: XII ENPEC, 2019, Natal, RGN. Anais do XIII ENPEC, 2019. v. único. p. 1-7.
SANTOS, A. G. F.; QUEIROZ, G. R. P. C.; DOMINGOS, P.; CATARINO, G. F. C. A formação de professores de Ciências na perspectiva interdisciplinar sobre a flutuação para vida no planeta: Pelos caminhos da codocência. In: XXIII SNEF, 2019, Salvador. Programa do XXIII SNEF, 2019.
PESSANHA, P. R.; MOREIRA, J. C. C.; QUEIROZ, G. R. P. C. Ciência é coisa de menina? uma análise sobre trajetória acadêmica e gênero. In: Simpósio Nacional de Ensino de Física, Salvador, 2019.
ALVARENTO, P.; PINTO, F. V.; QUEIROZ, G. R. P. C. o sarau como proposta de ensino de ciências. In: XXIII SNEF, Salvador, 2019.
OLIVEIRA, V. V.; FAEDA, K. C. M.; MARTINS, M. I. O uso de experimentos no aprendizado de Física no Ensino Médio: Uma abordagem sobre o Maglev. In: XXIII SIMPÓSIO NACIONAL DE ENSINO DE FÍSICA, 2019, Salvador, 2019.
CRUZ, E. S.; SILVA, A. M. T. B.; QUEIROZ, G. R. P. C.; MARTINS, M. I.; CANDIANI, G.; COSTA, N. Tecnologias na rede Articul@ações e as representações sociais: resultados preliminares. In: XI Jornada Internacional sobre Representações Sociais, 2019, Porto Alegre, 2019.
STEIL, L. J. SONHAR. EDUCAR. TRANSFORMAR: Escola Preparatória da UFABC 10 anos!. 1. ed. Santo André: Universidade Federal do ABC, 2019. 128p
Investigação/pesquisa-TCC, Dissertação de Mestrado ou Doutorado
NUNES, H.C.M. A Física no ENADE dos cursos de engenharia: A complexidade das questões pela taxonomia de Bloom Revisada. Dissertação de mestrado (Ensino de Ciências e Matemática). Orientadora Maria Inês Martins. PUC-MG, 2019.
VARELLA, L.Y.Z A importância do ensino de Física para pilotos de asa fixa da aviação executiva e experimental. Trabalho de conclusão de curso (Física). Orientadora Maria Inês Martins. PUC-MG, 2019.
ROCHA, O.P. A procrastinação acadêmica e sua interferência no ensino de Física. Trabalho de conclusão de curso (Física). Orientadora Maria Inês Martins. PUC-MG, 2019.
ALCANTARA, I.R.V Análise das provas de nível 2 da Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica dos anos 2014, 2015, 2017 e 2018. 2019. Trabalho de conclusão de curso (Física). Orientadora Maria Inês Martins. PUC-MG, 2019.
COSTA, L.R. Ensino de Física na EJA: um estudo de compatibilidade entre o ENCCEJA 2017 e o PNLD EJA. Trabalho de conclusão de curso (Física). Orientadora Maria Inês Martins. PUC-MG, 2019.
CHAVES, L.C. Física no segundo ciclo do Ensino Fundamental: Um estudo de compatibilidade do Livro Didático com a prova do ENCCEJA. Trabalho de conclusão de curso (Física). Orientadora Maria Inês Martins. PUC-MG, 2019.
MIRANDA, A.P. Desafios para a construção de um currículo intercultural crítico na educação de jovens e adultos: um estudo de caso com professores da secretaria municipal de educação do Rio de Janeiro. Dissertação de mestrado (Ciência, Tecnologia e Educação). Orientadora Gloria Regina Pessoa Campello Queiroz. Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca, 2019.
BARROS, P.S. Gênero e Ensino de Ciências: Como professores da Disciplina abordam o tema em sala de aula. Dissertação de mestrado (Ciência, Tecnologia e Educação). Orientadora Gloria Regina Pessoa Campello Queiroz. Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca, 2019. Inst. financiadora: Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior
2018
Relatos de práticas- Artigos
Relatos de práticas-Capítulos de livros
FERREIRA, A.; SARAIVA, E.; AZEVEDO, M. M. Ciência no pátio da nossa escola. In LOPES, J. B.; CRAVINO, J. P.; COSTA, C. Relatos e investigação de práticas de ensino de Ciências e Tecnologia - Atas do Encontro internacional “A Voz dos Professores de C&T VPCT 2018”. Vila Real: Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, p. 290 – 300, 2018. (ISBN: 978-989-704-345-1). Disponível em http://vpct2018.utad.pt/wp-content/uploads/2019/01/VPCT2018-Atas-ISBN_FINAL.pdf
Investigação/pesquisa-Artigos
CANDIANI, G.; MOREIRA, J. M. L. Avaliação dos parâmetros cinéticos da geração de metano em uma célula experimental de resíduos sólidos. Engenharia Sanitária e Ambiental, v. 23, p. 459-470, 2018. Disponível em: https://doi.org/10.1590/S1413-41522018162393
SARAIVA, E.; LOPES, J.B.; CRAVINO, J.P. As representações visuais na construção do conhecimento científico em sala de aula. Indagatio Didactica 10(4),149-165, 2018. Disponível em: DOI: https://doi.org/10.34624/id.v10i4.11185
BARROS, R. T.; QUEIROZ, G. R. P. C.; SILVA, L. R. Contra-hegemonia: um caminho possível para o ensino de Ciências. Cadernos da educação Básica, v. 3, p. 1-12, 2018. Disponível em: https://www.cp2.g12.br/ojs/index.php/cadernos/article/view/1792
CAVALCANTI, K. M. P. H.; QUEIROZ, G. R. P. C. Laboratório didático de Química e o Ensino Médio integrado à educação profissional. Educação Química en Punto de Vista, v. 2, p. 142-163, 2018. https://revistas.unila.edu.br/eqpv/article/view/1372/1545
CANDIANI, G.; VIANA, E. Emissões fugitivas de metano em aterros sanitários. Geousp: espaço e tempo, v. 21, p. 845-857, 2018. Disponível em: DOI: 10.11606/issn.2179-0892.geousp.2017.97398
XAVIER, A. M.; STEIL, L. J. Formação superior rizomática: Flexibilidade curricular proposta pela UFABC. Educação e Pesquisa (USP. Impresso), v. 44, p. e171355, 2018. Disponível em: http://dx.doi.org/10.1590/s1678-4634201844171355
XAVIER, A. M.; STEIL, L. J. Quadrimestre ideal: dispositivo de controle de tempo no currículo da UFABC. Educação e Pesquisa, v. 44, p. e161975, 2018. Disponível em: http://dx.doi.org/10.1590/s1678-4634201708161975
XAVIER, A. M.; STEIL, L. J. Formação continuada de professores em exercício no Ensino Superior. PRÓ-POSIÇÕES (UNICAMP. ONLINE), v. 29, p. 305-322, 2018. Disponível em: http://dx.doi.org/10.1590/1980-6248-2016-0151
OLIVEIRA, R. D. V. L; QUEIROZ, G. R. P. C. A formação de professores de ciências a partir de uma perspectiva de Educação em Direitos Humanos: Uma pesquisa-ação. Ciência & Educação (online), v. 24, p. 355-373, 2018. https://www.scielo.br/j/ciedu/a/W4j3xj7NVncqhDJtTjhDNHx/?format=pdf&lang=pt
QUEIROZ, G. R. P. C. Humanizando o Ensino de Ciências. Ciência & Educação, v. 24, p. 01,2018. htps://www.scielo.br/j/ciedu/a/W4j3xj7NVncqhDJtTjhDNHx/?format=pdf&lang=pt
LEITE, C. D.; CAMARGO, A.R.O. Infância, imagem e formação docente: Entre experiências, saberes e poderes na Educação Infantil. CHILDHOOD & PHILOSPHY. v. 14, p. 277 - 296, 2018. Disponível em: DOI: https://doi.org/10.12957/childphilo.2018.32042
Investigação/pesquisa-Livros e Capítulos de livros
CRUZ, E.S.; CANDIANI, G.; FIRMINO, A.; SANTO, N.; OLIVEIRA, A.; SILVA, A.; REGO, F.; LACERDA, F.; CUNHA, J.; JOVEM, A.; Articul@dores (2018). A voz dos articul@dores do Programa Articul@ções - pesquisa e práticas na Educação Básica e Ensino Superior. VPCT2018 – A voz dos professores de C&T Encontro Internacional, Universidade Trás-os-Montes e Alto Douro - Vila Real, Portugal, 2018. Artigo completo disponível nas p. 664 – 673 em http://vpct2018.utad.pt/wp-content/uploads/2018/12/VPCT2018-Atas-ISBN_2018_12_18_final.pdf
OLIVEIRA, R. D. V. L.; QUEIROZ, G. R. P. C. Entre conteúdos conceituais, procedimentais e atitudinais: os desafios e possíveis caminhos para uma formação humanizada dos (as) professores (as) de Química. In: Educação Química & Licenciatura: propostas e reflexões.1 ed.São Paulo: Livraria da Física, 2018, v. único, p. 175-202.
SARAIVA, E. Investigação sobre Práticas Epistêmicas. In LOPES, J. B.; VIEGAS, C.; PINTO, J. A. (ED) Melhorar as práticas de Ensino em Ciências e Tecnologia: Registar e Investigar com Narrações Multimodais. Lisboa. Edições Sílabo, p. 159-171, 2018.
SARAIVA, E. Visual representations in the classroom when teaching physical sciences. In LOPES, J. B.; CRAVINO, J. P.; CRUZ, E. S.; BARBOT, A. (ED) Teaching Science: Contributions of Research for Planning, Practice and Professional Development. New York: Nova Publishers, p. 227-246, 2018.
CANDIANI, A.; CANDIANI, G.; CRUZ, E.S. Percepções e diálogos sobre água e meio ambiente na escola. VPCT2018 – A voz dos professores de C&T Encontro Internacional, Universidade Trás-os-Montes e Alto Douro - Vila Real, Portugal, 2018. Artigo completo disponível nas p. 657 – 663 em http://vpct2018.utad.pt/wp-content/uploads/2018/12/VPCT2018-Atas-ISBN_2018_12_18_final.pdf
CRUZ, E.S.; CANDIANI, G.; LOPES, J.B.; COSTA N.; SILVA, A.B.; QUEIROZ, G. As representações sociais na articulação da universidade-escolas-poder público-sociedade – resultados preliminares de um estudo etnográfico. VPCT2018 – A voz dos professores de C&T Encontro Internacional, Universidade Trás-os-Montes e Alto Douro - Vila Real, Portugal, 2018. Resumo p. 488-489 disponível em http://vpct2018.utad.pt/wp-content/uploads/2018/12/VPCT2018-Atas-ISBN_2018_12_18_final.pdf.
STEIL, L. J.; FERNANDES, B. G.; SOUZA, H. M. 8 Anos de Escola Preparatória da UFABC, uma Trajetória. In: VI Jornada de Extensión del Mercosur, 2018, Tandil. Conclusiones de las VI Jornadas de Extensión de MERCOSUR. Tandil: Universidad Nacional del Centro de la Provincia de Buenos Aires, 2018.
Investigação/pesquisa-TCC, Dissertação de Mestrado ou Tese de Doutorado
BARROS, R.T. A coletividade como processo de formação contínua docente. Tese de doutorado (Ciência, Tecnologia e Educação). Orientadora Gloria Regina Pessoa Campello Queiroz. Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca, 2018
SILVA, L.R. O discurso dos professores de ciências sobre a influência do mestrado profissional na construção das suas identidades docentes. Tese de doutorado (ciência, Tecnologia e Educação). Orientadora Gloria Regina Pessoa Campello Queiroz. Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca, 2018. Inst. financiadora: Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior
2017
Relatos de práticas- Artigos
Relatos de práticas-Livros e Capítulos de livros
Investigação/pesquisa-Artigos
BRAMANTE, B. C.; LOURENCO, A. V. S.; CANDIANI, G. Investigação sobre usos e manuseios de produtos saneantes por alunos, professores e donas de casa da Região Metropolitana de São Paulo - Brasil. Ensenanza de Las Ciencias, v. ext., p. 4721-4726, 2017. Disponível em: https://ddd.uab.cat/pub/edlc/edlc_a2017nEXTRA/53_-_Investigacao_sobre_usos_e_manuseios_de_produtos_saneantes_por_alunos_professores_e_donas_de_casa.pdf
OLIVEIRA, R. D. V. L.; QUEIROZ, G. R. P. C. Planejar com Direitos Humanos na formação de professores de Ciências. Areté (Manaus), v. 10, p. 231-245, 2017. http://periodicos.uea.edu.br/index.php/arete/article/view/645
CATARINO, G. F. C.; QUEIROZ, G. R. P. C.; PESSOA, A. L. M. Interdisciplinaridade e interculturalidade na Escola: O caso de uma professora de Física. Enseñanza de las Ciencias, v. extra, p. 01- 06-06, 2017. https://ddd.uab.cat/record/183287
CAVALCANTI, K. M. P. H.; QUEIROZ, G. R. P. C. Visões de professores e alunos do ensino médio profissionalizante sobre a ciência e as atividades experimentais. História da ciência e ensino: construindo interfaces, v. 16, p. 3- 17, 2017. https://revistas.pucsp.br/index.php/hcensino/article/view/33163/23995
SOUZA, N. S.; CANDIANI, G. Prática da compostagem em microescala como fator para valorização de resíduos sólidos orgânicos. Revista Ibero-Americana de Ciências Ambientais, v. 8, n. 4, p. 327-335, 2017. DOI: http://doi.org/10.6008/SPC2179-6858.2017.004.0026
GARCIA, D.; CANDIANI, G. Diagnóstico dos inventários de fauna em Estudos de Impacto Ambiental de Aterro Sanitário. Brazilian Journal of Environmental Sciences, v. 45, p. 100-114, 2017. Disponível em: https://doi.org/10.5327/Z2176-947820170236
XAVIER, A. M.; STEIL, L. J.; CHALCO, J. P. M. (Inter)disciplinaridade e transversalidades: O projeto de formação superior da Universidade Federal do ABC. Ciência e Educação (UNESP), v.23, p. 373-390, 2017. Disponível em: http://dx.doi.org/10.1590/1516-731320170020006
XAVIER, A. M.; STEIL, L. J. Currículo-devir: a flexibilidade curricular do projeto de formação interdisciplinar do BC&T da UFABC. Revista Congreso Universidad, v. 6, p. 122-135, 2017.
Investigação/pesquisa-Livros e Capítulos de livros
CRUZ, E.S.; FIRMINO, A.; LOPES, J.B.; COSTA, N. Programa Articul@Ções: Pesquisa - Práticas – Etapa Exploração do estudo etnográfico. in Actas do XXI Simpósio Nacional de Ensino de Física – SNEF 2017- Tema “A Física e o Cidadão Contemporâneo” – São Paulo - SP realizado de 23 a 27 de janeiro de 2017 na Universidade de São Paulo em São Carlos. Editora Sociedade Brasileira de Física/SBF, 2017. Artigo completo no site do evento em http://www1.sbfisica.org.br/eventos/snef/xxii/programa/trabalhos.asp?sesId=62&str=Cruz
QUEIROZ, G. R. P. C.; DOMINGO, P. Flutuação dos corpos e a vida In: Interdisciplinaridade para além da sala de aula.1 ed.Belo Horizonte: ROLIMÃ, 2017, v.único, p. 39-57.
OLIVEIRA, R. D. V. L.; QUEIROZ, G. R. P. C. Uma Introdução aos Conteúdos Cordiais: Pensar Ciências com a Razão do Coração. In:Conteúdos Cordiais - Química Humanizada para uma Escola sem Mordaça.1 ed.São Paulo: Livraria da Física Editorial, 2017, v.1, p. 17-36.
CANDIANI, G.; CANDIANI, A. C. V. Educação Ambiental: percepção ambiental por meio do desenho infantil no ensino fundamental. In: SILVA, L. F. (Org.). Coleção Escritos Acadêmicos. 1ed.Jundiaí: Paco Editorial, 2017, v. 28, p. 101-125. Disponível em: https://www.pacolivros.com.br/ciencia-e-tecnologia-para-transformacao-socioambiental
CATARINO, G. F. C.; QUEIROZ, G. R. P. C.; BARBOSA-LIMA, M. C.; O formal, o não formal e as outras formas: a aula de física como gênero discursivo. Revista Brasileira de Educação, v. 22, N. 69, p. 499-517, 2017. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rbedu/a/qTY8P9gcj5Gmy8rhx3kD79c/?format=pdf&lang=pt
SILVA, A.M.T.B.; SUAREZ, A. P. M. S.; UMPIERRE, A. B.; QUEIROZ, G. R. P. C. Ciência e arte: Um caminho de múltiplos encontros. Interações, v. 13, p. 7, 2017.https://revistas.rcaap.pt/interaccoes/article/view/4109
CRUZ, E. S. Articulating Research and Teaching Practices. In a Postgraduate Course. In: LOPES, J. (Ed.) et al. Teaching Science – Contributions of Research for Planning, Practice and Professional Development. New York: Nova Science Publishers, Inc, 2017, p. 78-98. ISBN: 978-1-53612-361-6
OLIVEIRA, R. D. V. L.; QUEIROZ, G. R. P. C. Conteúdos Cordiais - Química Humanizada para uma Escola sem Mordaça. São Paulo: Livraria da Física Editorial, 2017, v.1. p.16
QUEIROZ, G. R. P. C. ; IGNACIO, J. Diálogo na Construção do Novo Currículo de Licenciatura em Física. In: XXII SIMPÓSIO NACIONAL DE ENSINO DE FÍSICA, 2017, SÃO CARLOS, SP. Programa do XXII SNEF, 2017. v. único.
PESSOA, A. M. ; QUEIROZ, G. R. P. C. ; MOREIRA, J. ASTRONOMIA DOGON E NATUREZA DA CIÊNCIA: CAMINHOS PARA O ESTUDO DA HISTÓRIA E CULTURA AFRICANA NAS ESCOLAS. In: XXII SIMPÓSIO NACIONAL DE ENSINO DE FÍSICA, 2017, SÃO CARLOS, SP. Programa do XXII SNEF, 2017. v. único.
PESSANHA, P. R.; JUSTO, J. S. ; PESSOA, A. M. ; QUEIROZ, G. R. P. C. CULTURAS AFRICANA E INDÍGENA NO ENSINO DE FÍSICA: UMA EXPERIÊNCIA DIDÁTICO - PEDAGÓGICA. In: XVII Encontro Nacional de Educação em Ciências, 2017, Vianna do Castelo, Portugal. Educação em Ciências em múltiplos contextos - Livro de resumos. Vianna do Castelo, Portugal, 2017. v. unico. p. P2E29.
SILVA, L. R.; QUEIROZ, G. R. P. C.; TREVISANO, R . O DISCURSO DOS PROFESSORES DE CIÊNCIAS SOBRE A INFLUÊNCIA DO MESTRADO PROFISSIONAL NA CONSTRUÇÃO DAS SUAS IDENTIDADES DOCENTES. In: XVII Encontro Nacional de Educação em Ciências, 2017, Vianna do Castelo, Portugal. Educação em Ciências em múltiplos contextos - Livro de resumos, 2017. v. único.
CRUZ, E.S.; FIRMINO, A.; LOPES, B.; COSTA, N. Programa Articul@ções Pesquisa-Práticas – Ir ou não ir à Escola, eis a questão. In Actas do XI Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências – XI ENPEC (ISSN 1809-5100). Tema “20 anos de ABRAPEC: Memórias de conquistas e movimentos de resistência”. Florianópolis – Santa Catarina – 03 a 06 de julho de 2017. Associação Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências/ABRAPEC, 2017. Artigo completo no site do evento http://www.abrapecnet.org.br/enpec/xi-enpec/anais/index.htm (busca 821-1)
MARTORANO, S. A. ; CERIDORIO, L. F. PIBID-Subprojeto Química: História e Filosofia da Ciência no Ensino de Química. In: Carvalho, João do Prado Ferraz. (Org.). Desafios da Formação Inicial Docente no Contexto do PIBID. 1ed.Jundiaí - São Paulo: Paco Editorial, 2017, v. 1, p. 157-169.
Investigação/pesquisa-TCC, Dissertação de Mestrado ou Tese de Doutorado
OLIVEIRA, R.D.V.L. A Formação de Professores de Ciências em uma Perspectiva de Educação em Direitos Humanos. Tese de doutorado (Ciência, Tecnologia e Educação). Orientadora Gloria Regina Pessoa Campello Queiroz. Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca, 2017.
2012
Investigação/pesquisa-TCC, Dissertação de Mestrado ou Tese de Doutorado
Cruz, E. (2012). Da Avaliação do Impacte à Articulação da Investigação↔Práticas – O caso da Articulação na Formação Didáctica Pós-Graduada de Professores de Ciências e desafios futuros. Tese de Doutoramento em Didáctica e Formação, UA, Portugal. Orientação Nilza Costa e J. Bernardino Lopes. Publicação: http://ria.ua.pt/handle/10773/10993
2005
Investigação/pesquisa-TCC, Dissertação de Mestrado ou Tese de Doutorado
Cruz, E., “Avaliação do Impacte de Cursos de Mestrado nos Professores-Mestres - O desenvolvimento do Pedagogical Content Knowledge de Professores de Ciências Físico-Químicas”, Dissertação de Mestrado em Ensino da Física e da Química, Universidade de Aveiro, Portugal. Orientação - Nilza Costa., 2005. Publicação: http://ria.ua.pt/handle/10773/1279