Período: de 01/08/2024 até 23/11/2024. Carga horária total: 40 horas.
Coordenação geral - Profa. Marina Inês do Nascimento - professora, ativista e conselheira da APEOESP-subsede de Diadema
Equipe formadora: professores(as) e personalidades convidadas das parcerias envolvidas.
Parcerias da Rede Articul@ções: (i) Departamento de Promoção da Igualdade Racial - Subsede Diadema, (ii) Coletivo Milton Santos - Subsede de Diadema e (iii) Unifesp-Diadema.
Conteúdos Programáticos e cronograma das aulas
História e cultura afro-brasileira para docentes da educação básica
Módulo 1: Breve história dos quilombos e da diáspora africana no Brasil.
Módulo 2: Contribuição do negro na formação cultural brasileira.
Módulo 3: Cultura e resistência negra no Brasil.
Módulo 4: Fortalecendo raízes, desvendando identidades e histórias: vivências no Quilombo Cafundó, em Salto de Pirapora-SP. Responsável: Marina Inês do Nascimento, professora, ativista e conselheira da APEOESP-subsede de Diadema. Guia turística: Solange Barbosa, licenciada em História, especialista no Brasil e na América do Sul, produtora cultural, CEO da Rota da Liberdade – programa cultural e turístico de mapeamento da diáspora africana no Vale do Paraíba, ex-consultora da UNESCO no Programa Rota do Escravo. Coordenadora do Quilombo Cafundó: Regina Pereira, artesã e líder do Grupo Cultural Turivimba.
Módulo 5: Roda de conversa - Por uma educação antirracista: desafios e importância da implementação da Lei 10.639/2003. Mediadora: Profa. Marina Inês do Nascimento. Convidados(as): João Raimundo Coutinho – professor e escritor. Dirce Pereira, professora e atriz. Regina Silva, professora, especialista em Magistério do Ensino Superior e mestra em Educação.
As fotos revelam a rica experiência da vivência no Quilombo Cafundó
Loja com roupas feita a mão e colorida técnica de artesanal botânica pela Regina do Quilombo .
TESTEMUNHOS:
Boa noite pessoal, quero agradecer a companhia e dizer que esse passeio vai ficar em meu coração por muito tempo. Ainda estou vivenciando os momentos de ontem e sei que serão inesquecíveis. Senti como se fosse uma conexão com um passado longínquo, mas ao mesmo tempo senti os temores de tempos sombrios. Que Deus proteja o povo do quilombo Cafundó e que possam conseguir suas terras definitivamente. E que possamos, enquanto grupo, ter outras experiências tão gratificantes. 🥰🙏🏾🌹❤️
Bom dia a todos e todas! Foi realmente fantástica essa visita e experiência ao Quilombo Cafundó. Lembro das palavras do Júnior, que "devemos visitar e valorizar os Quilombos e fazer ecoar essa Cultura, e a arte da oralidade que eles nos traz pelos Griot e de sua Ancestralidade".Gostaria de também deixar aqui meu agradecimento esse momento tão enriquecedor