Articula Escolas

PIBIC-EM - Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica para o Ensino Médio

Projetos de iniciação científica desenvolvidos por alunos do ensino médio de escolas parceiras da universidade com orientação conjunta entre professores das escolas básicas/profissionalizantes e professores da Unifesp.

Os estudantes, selecionados para o projeto articula escolas, são inscritos no edital do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação Científica do Ensino Médio/PIBIC-EM da Unifesp.

Na última edição 2021/2022, tivemos a inscrição de alunos do ensino fundamental II que estão participando sem bolsa.

 

Objetivo geral: Dinamizar e articular os projetos de iniciação científica de alunos das escolas básicas de forma a fortalecer as parcerias com as escolas.

 

Objetivos específicos

(i) potenciar a articulação da pesquisa científica e a prática profissional através da participação conjunta em atividades propostas no ensino não superior e no ensino superior (pesquisas científicas, editais de bolsas e fomento etc.);

(ii) incentivar os jovens do EM a continuar o ensino superior, nomeadamente nas Ciências Exatas e da Terra (Química, Matemática, Física, entre outros) ou Ciências Biológicas (Biologia, entre outros).

Nossos Objetivos

O Articula Escolas visa construir de forma colaborativa conhecimentos científicos, tecnológicos e educacionais articuladores através da não hierarquização de evidências científicas da pesquisa face às evidências experienciais das práticas nas escolas.

Desta forma, apoiamos projetos nas escolas e os incentivamos com programas como o PIBIC, por exemplo. 

PUBLICAÇÕES ESPECÍFICAS DO ARTICULA ESCOLAS

2021


2021 CRUZ, E. S.; CANDIANI, Giovano; HERMOSO, W.; SANTOS, N. J. ; RUIZ, S. G. . Articula Escolas - a iniciação científica de alunos do ensino médio com orientação conjunta de pesquisadores e professores.  APEduC Revista - Investigação e Práticas em Educação em Ciências, Matemática e Tecnologia. Publicação Científico-Didática eletrónica da Associação Portuguesa de Educação em Ciências (APEduC), Secção 2: Investigação em Educação em Ciências, Matemática e Tecnologia, 01(01), p. 55-69 - 1ª edição – ISSN: 2184-7436 - Publicado: 2021-04-28 - Disponível em  https://apeducrevista.utad.pt/index.php/apeduc/issue/view/6 


10 escolas nos municípios de Diadema, São Paulo e São Bernardo do Campo, localizadas num raio de 10 km de distância entre si. E na 5ª edição de 2020/2021 passaremos a envolver o município de Santo André.

Evolução temporal do articula escolas

Número de escolas  - taxa de aumento de 100% anual

Número de projeto - crescimento de 2 a 9 projetos. 13 temas

Número de alunos envolvidos - 4 alunos iniciais para 42 alunos na última edição.

Número de docentes – de 1 para 9 docentes da UNIFESP

Número de professores da escola básica - 13.